>> Doutorado em Ensino e História da
      Matemática e da Física


O curso de Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física, oferecido pelo PEMAT, nasceu de de uma associação entre docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e em Ensino de Física da UFRJ, e foi aprovado na 156ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, de 8 a 12 de dezembro de 2014.

O objetivo central do curso de Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física é formar pesquisadores capazes de exercer posições de liderança em grupos de investigação na área e no magistério superior, especialmente em formação inicial e continuada de professores. Em particular, espera-se que as pesquisas desenvolvidas tenham impacto significativo na produção de materiais didáticos e de práticas docentes invoadoras para a educação básica. Sendo assim, a grade curricular do curso inclui disciplinas sobre ensino, história e de conteúdo de matemática e de física.

O tempo máximo de duração do curso de Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física é de 48 (quarenta e oito) meses, incluindo diferentes componentes curriculares:

   480 (quatrocentas e oitenta) horas-aula em disciplinas
    obrigatórias e optativas;
   seminários;
   estágio de docência;
   exame de qualificação de doutorado;
   tese de doutorado.

A estrutura curricular detalhada dos cursos do PEMAT, incluindo proposta e objetivos do Programa, processos seletivos, distribuições curriculares, requisitos para obtenção dos graus, disciplinas, ementas, cargas horárias e bibliografias, está disponível no arquivo abaixo (pdf).

  >> Estrutura Curricular >>