>> Mestrado em Ensino de Matemática


O curso de Mestrado em Ensino de Matemática, oferecido pelo PEMAT, foi aprovado pela CAPES em 2005 e iniciou suas atividades em 2006, com o ingresso da primeira turma de mestrandos.

É objetivo central do curso de Mestrado em Ensino de Matemática introduzir os mestrandos na atividade de pesquisa na área, familiarizando-os com sua literatura recente, suas referências teóricas e metodológicas. Busca-se formar quadros para a atuação em pesquisa em Ensino e História da Matemática e para o magistério superior, especialmente em formação inicial e continuada de professores, e se espera que as pesquisas desenvolvidas tenham impacto significativo na produção de materiais didáticos e de práticas docentes inovadoras para a educação básica. Sendo assim, a grade curricular do curso inclui disciplinas sobre educação matemática, sobre história da matemática, bem como disciplinas de conteúdo matemático.

O tempo máximo de duração do curso de Mestrado em Ensino de Matemática é de 30 (trinta) meses, incluindo diferentes componentes curriculares:

   360 (trezentas e sessenta) horas-aula em disciplinas
    obrigatórias e optativas;
   seminários;
   estágio de docência;
   apresentação de projeto de dissertação de mestrado;
   exame de qualificação de mestrado;
   dissertação de mestrado.

A estrutura curricular detalhada dos cursos do PEMAT, incluindo proposta e objetivos do Programa, processos seletivos, distribuições curriculares, requisitos para obtenção dos graus, disciplinas, ementas, cargas horárias e bibliografias, está disponível no arquivo abaixo (pdf).

  > Estrutura Curricular >>