Cursos

Doutorado em Ensino e História
da Matemática e da Física

Mestrado em Ensino de
Matemática

Estrutura Acadêmica

Linhas de Pesquisa

Corpo Docente

Regulamento (pdf)

Estrutura Acadêmica (pdf)


>> IV Seminário da Licenciatura em Matemática
     Avaliação e Resultados


Agradecemos sua participação e suas contribuições com IV Seminário da Licenciatura em Matemática, promovido pelo PEMAT/UFRJ!

Pedimos ainda sua contribuição, respondendo um breve questionário de avaliação do Seminário. Suas respostas serão muito importantes para a organização das próximas edições do Seminário, identificando atividades que devem ser mantidas e pontos que podem ser melhorados. Destacamos que não é necessário identificar o questionário. Para responder o questionário de avaliação, utilize o link a seguir.

      >> Questionário de avaliação do Seminário

Caso deseje solicitar um certificado de participação no Seminário, por favor, faça a solicitação no link a seguir.

      >> Solicitação de certificado de participação no
            Seminário


Estão disponíveis no link a seguir os arquivos das apresentações no Seminário. Em breve, serão disponibilizados também os relatórios dos Grupos de Trabalho.

      >> Apresentações no Seminário

Esperamos continuar contando com suas contribuições, preenchendo o questionário de avaliação e participando das próximas edições do Seminário da Licenciatura em Matemática!



>> IV Seminário da Licenciatura em Matemática

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT) tem o prazer de convidar para o IV Seminário da Licenciatura em Matemática, a se realizar em 22 e 23 de junho de 2016, de 13h às 20h, no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, no Campus do Fundão.

A literatura de pesquisa recente em Educação Matemática, tanto no Brasil como no contexto internacional, tem destacado a especificidade, a diversidade e a complexidade dos saberes e das práticas próprios da atividade profissional de ensinar matemática na escola básica. Essas reflexões evidenciam a importância e a urgência de se repensar modelos de formação inicial de professores que ensinam matemática, que sejam orientados pela consideração de tais saberes e práticas.

Tais tendências de pesquisa vêm ao encontro da legislação vigente no Brasil, que tem estabelecido novos componentes curriculares para os cursos de Licenciatura. Entretanto, entre pesquisadores e docentes que atuam nesses cursos, ainda persistem muitas dúvidas e questionamentos com respeito à sua concepção e à sua estrutura.

Levando essa problemática em consideração, o PEMAT promove o IV Seminário da Licenciatura em Matemática, com o objetivo de discutir questões de central interesse para esses cursos - tais como prática como componente curricular, estágio supervisionado, e integração com atividades de extensão - com a participação das comunidades de professores e de estudantes de Licenciatura em Matemática, e de forma articulada com os resultados recentes da pesquisa nacional e internacional em Educação Matemática, especialmente na área de formação de professores. Procura-se, dessa forma, trocar experiências entre Instituições públicas que oferecem cursos de Licenciatura em Matemática, bem como buscar soluções comuns para os principais desafios envolvendo a formação inicial de professores de Matemática enfrentados por essas Instituições.

O Seminário é destinado principalmente a docentes e a discentes de cursos de Licenciatura em Matemática, mas a participação é livre a todas e a todos que tenham interesse em formação inicial de professores que ensinam matemática na educação básica. As inscrições (gratuitas) podem ser realizadas pelo link a seguir ou durante o evento.

      >> Faça aqui a sua inscrição no Seminário

      >> Baixe aqui uma versão pdf deste anúncio



>> Programação





>> Grupos de Trabalho

      GT1: Prática como componente curricular
        Coordenação: Fábio Menezes (SEEDUC-RJ/SME-Caxias/
        PEMAT), Fábio Simas (UNIRIO), Letícia Rangel (CAp-UFRJ)

      GT2: Estágio Supervisionado
        Coordenação: Ana Teresa Oliveira (FE-UFRJ/PEMAT),
        Gisela Pinto (UFRRJ/PEMAT)

      GT3: Integração com atividades de extensão
        Coordenação: Lilian Nasser (IM-UFRJ/PEMAT),
        Maria de Fátima Lins (UERJ), Marisa Leal (IM-UFRJ)

      GT4: Políticas de acolhimento e de permanência
               de discentes, perspectivas profissionais

        Coordenação: Victor Giraldo (IM-UFRJ/PEMAT),
        Wanderley Rezende (UFF)