>> IV Seminário da Licenciatura em Matemática
Avaliação e Resultados
Agradecemos sua participação e suas contribuições com IV Seminário da Licenciatura em Matemática, promovido pelo PEMAT/UFRJ!
Pedimos ainda sua contribuição, respondendo um breve questionário de avaliação do Seminário.
Suas respostas serão muito importantes para a organização das próximas edições do Seminário, identificando atividades que devem ser mantidas e pontos que podem ser melhorados.
Destacamos que não é necessário identificar o questionário.
Para responder o questionário de avaliação, utilize o link a seguir.
>>
Questionário de avaliação do Seminário
Caso deseje solicitar um certificado de participação no Seminário, por favor, faça a solicitação no link a seguir.
>>
Solicitação de certificado de participação no
Seminário
Estão disponíveis no link a seguir os arquivos das apresentações no Seminário.
Em breve, serão disponibilizados também os relatórios dos Grupos de Trabalho.
>>
Apresentações no Seminário
Esperamos continuar contando com suas contribuições, preenchendo o questionário de avaliação e participando das próximas edições do Seminário da Licenciatura em Matemática!
>> IV Seminário da Licenciatura em Matemática
O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT) tem o prazer de convidar para o IV Seminário da Licenciatura em Matemática,
a se realizar em 22 e 23 de junho de 2016, de 13h às 20h, no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, no Campus do Fundão.
A literatura de pesquisa recente em Educação Matemática, tanto no Brasil como no contexto internacional,
tem destacado a especificidade, a diversidade e a complexidade dos saberes e das práticas próprios da atividade profissional de ensinar matemática na escola básica.
Essas reflexões evidenciam a importância e a urgência de se repensar modelos de formação inicial de professores que ensinam matemática,
que sejam orientados pela consideração de tais saberes e práticas.
Tais tendências de pesquisa vêm ao encontro da legislação vigente no Brasil,
que tem estabelecido novos componentes curriculares para os cursos de Licenciatura.
Entretanto, entre pesquisadores e docentes que atuam nesses cursos, ainda persistem muitas dúvidas e questionamentos com respeito à sua concepção e à sua estrutura.
Levando essa problemática em consideração, o PEMAT promove o IV Seminário da Licenciatura em Matemática,
com o objetivo de discutir questões de central interesse para esses cursos -
tais como prática como componente curricular, estágio supervisionado, e integração com atividades de extensão -
com a participação das comunidades de professores e de estudantes de Licenciatura em Matemática,
e de forma articulada com os resultados recentes da pesquisa nacional e internacional em Educação Matemática, especialmente na área de formação de professores.
Procura-se, dessa forma, trocar experiências entre Instituições públicas que oferecem cursos de Licenciatura em Matemática,
bem como buscar soluções comuns para os principais desafios envolvendo a formação inicial de professores de Matemática enfrentados por essas Instituições.
O Seminário é destinado principalmente a docentes e a discentes de cursos de Licenciatura em Matemática,
mas a participação é livre a todas e a todos que tenham interesse em formação inicial de professores que ensinam matemática na educação básica.
As inscrições (gratuitas) podem ser realizadas pelo link a seguir ou durante o evento.
>>
Faça aqui a sua inscrição no Seminário
>>
Baixe aqui uma versão pdf deste anúncio
>> Programação
>> Grupos de Trabalho
GT1: Prática como componente curricular
Coordenação: Fábio Menezes (SEEDUC-RJ/SME-Caxias/
PEMAT), Fábio Simas (UNIRIO), Letícia Rangel (CAp-UFRJ)
GT2: Estágio Supervisionado
Coordenação: Ana Teresa Oliveira (FE-UFRJ/PEMAT),
Gisela Pinto (UFRRJ/PEMAT)
GT3: Integração com atividades de extensão
Coordenação: Lilian Nasser (IM-UFRJ/PEMAT),
Maria de Fátima Lins (UERJ), Marisa Leal (IM-UFRJ)
GT4: Políticas de acolhimento e de permanência
de discentes, perspectivas profissionais
Coordenação: Victor Giraldo (IM-UFRJ/PEMAT),
Wanderley Rezende (UFF)